ENXERTO ÓSSEO (LUMINA BONE POROUS) LARGE (0.5G) 1UN (CRITERIA)
Lumina-Bone Porous Large é um enxerto ósseo medular de alta porosidade, principalmente indicado para grandes reconstruções em procedimentos cirúrgicos que necessitam reparos e ganho de volume. Possui macroporos e seus grânulos variam entre 1000 a 2000 μm.
LUMINA-BONE é indicado como coadjuvante de regeneração e reparação óssea em procedimentos cirúrgicos médico-odontológicos tais como: o Preenchimento alveolar em avulsões, exodontias e rizectomias; o Lesões intra-ósseas periodontais; o Lesões periapicais; o Preenchimento de cavidades ósseas; o Pequenas correções de volume com finalidade estética; o Pequenas correções decorrentes de fenestração ou deiscência óssea periodontal e peri-implantar; o Barreira biomecânica nos processos de regeneração tecidual guiada. O produto LUMINA-BONE não deve ser utilizado para outro uso diferente do indicado. LUMINA-BONEé um produto bioabsorvível que tem por finalidade cumprir duas funções principais no processo de regeneração óssea: o preencher o volume do defeito evitando a invaginação de tecido mole no local até a devida formação do neo-ósseo; o servir como fonte cedente de íons cálcio e fósforo ao processo metabólico e de regeneração tecidual.
LUMINA-BONE é um composto mineral acelular natural derivado da estrutura óssea bovina, biocompatível e estéril para uso em medicina e odontologia, cujo propósito de aplicação em cirurgias é servir como material de enxertia óssea onde são exigidas regenerações teciduais provenientes de anomalias e/ou perdas de tecido ósseo. LUMINA-BONE possui característica de absorção pelo organismo em curto prazo, de 3 a 8 meses dependendo do metabolismo do paciente. LUMINA-BONE é constituído por uma série de compostos minerais de cálcio e fósforo predominantemente hidroxiapatita {Cas(PO.).{OH)), possuindo a vantagem de ser um enxerto natural. LUMINA-BONE é produzido a partir de tecido ósseo de origem bovina, proveniente de gado rastreado com registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, utilizando no processo somente reagentes químicos com pureza analítica. LUMINA-BONE é um produto bioabsorvível, estéril e de uso definitivo, que é absorvido pelo organismo viabilizando a formação de tecido ósseo. O modo de ação e interação do LUMINA-BONEjunto ao organismo se dá pelas reações de formação de neo-tecido e a formação de uma ligação entre o enxerto e os tecidos erigi nais atuando como fonte de cálcio e fósforo e servindo como base na formação do neo-tecido.
A composição do LUMINA-BONE é apresentada na forma de óxidos, pois a fase preponderante com 95%ou mais é a hidroxiapatita.A5 porcentagens das fases-componentes e suas funções são: Fosfato di-Cálcio {CaHPOJ 0-100 ppm -forma arcabouço útil para o crescimento ósseo do leito receptor; Fosfato di-Cálcio diidratado (CaHPO •. 2H,O) 0-100 ppm -apresenta-se como catalisador na formação abundante de osso neoformado; Fosfato tri-Cálcio (Ca,(PO.l,l 50-1000 ppm -pela sua decomposição vai dando lugar a tecido ósseo neoformado; Pirofosfato de Cálcio (Ca2P1O,) 0-5%-responsável por ação hemolítica sem impedimento ao remodelamento ósseo; Fosfatotetra-Cálcio(CaJPO.)2O) 0-5%-precursordeapatitas; Fosfatoocta-Cálcio(Ca8(HPO4)2(PO.)4.5H,O) 0-5%-precursodeapatitas; Hidroxiapatita (Ca5(POJ,.(OH)) 95-100% – principal componente mineral do osso com função osteo-condutora fundamental na formação do tecido neo-ósseo.
Existência de infecções agudas ou crônicas, especialmente no local da cirurgia;
- Aplicações para suportar esforços; o Osso circundante não viável ou incapaz de suportar ou sustentar o implante.
- As condições do paciente incluem:
a) doenças metabólicas do osso;
b) lesões traumáticas agudas com feridas abertas próximas à falha, propiciando uma infecção; c) problemas imunológicos;
d) distúrbios sistêmicos, levando à não cicatrização de feridas ou à deterioração do tecido no local do implante;
e) doenças inflamatórias dos ossos;
f) doenças neurológicas ou vasculares graves; - Função renal deficiente com alteração do metabolismo de cálcio. Pacientes não cooperativos, que não estejam dispostos ou não sejam capazes de seguir as instruções pós-operatórias, incluindo indivíduos que usem drogas e/ou álcool.